logo interna pt

02 a 06 de Setembro - 2018

Gramado - RS

Faltam

44

dias

Resumos

Prazo para submissão de resumos prorrogado para 13 de julho

 

Download do modelo de pôster

Download do modelo de slide

Download do modelo de Resumo

 

Normas para elaboração e apresentação de resumos

Os trabalhos deverão ser enviados em português, inglês ou espanhol, e ser apresentados conforme as orientações abaixo. Todos os trabalhos aceitos pela comissão de avaliação de trabalhos científicos serão publicados nos Anais do Evento, na forma de "RESUMO SIMPLES".

Os trabalhos poderão ser apresentados na forma oral ou pôster. O autor deve escolher a forma de apresentação do seu trabalho na hora do envio do resumo, porém a comissão de avaliação de trabalhos científicos selecionará um número limitado de trabalhos para serem apresentados oralmente. Os autores serão avisados com antecedência.

Para o envio do trabalho é necessário realizar a inscrição. O pagamento deve ser feito conforme prazos estabelecidos pela comissão organizadora do evento para que o trabalho seja avaliado e publicado. Cada inscrição dará direito ao envio de até dois trabalhos.

Os trabalhos deverão ser submetidos eletronicamente, por meio do Formulário de Submissão de Resumo, contido no site do Congresso.

Ao enviar o trabalho o autor deverá escolher a sessão de interesse (área temática) em que o trabalho será apresentado.

ÁREAS TEMÁTICAS

 

1 - Biologia, fisiologia e morfologia

2 - Ecologia e biodiversidade

3 - Sistemática e taxonomia

4 - Semioquímicos e comportamento

5 - Polinização

6 - Controle biológico com vírus entomopatogênicos

7 - Controle biológico com fungos entomopatogênicos

8 - Controle biológico com bactérias entomopatogênicas

9 - Controle biológico com nematoides entomopatogênicos

10 - Controle biológico com predadores

11 - Controle biológico com parasitoides

12 - Controle químico

13 - Resistência de plantas a insetos

14 - Plantas inseticidas

15 - Resistência de insetos a táticas de controle

16 - Manejo integrado de pragas

17 - Tecnologia de aplicação

18 – Entomologia molecular

19 - Entomologia médica e veterinária

20 - Entomologia forense

21 - Entomologia florestal

22 - Pragas quarentenárias e invasivas

23 - Organismos geneticamente modificados

24 - Ácaros

25 - Educação e etnoentomologia

 

1) NORMAS PARA ORGANIZAÇÃO DO RESUMO

As normas para elaboração do resumo devem ser rigorosamente observadas, sob pena de rejeição do mesmo pela comissão de avaliação de trabalhos científicos do evento. O RESUMO pode ser enviado em português, inglês ou espanhol, e ser apresentado seguindo as orientações abaixo:

1. Título: deverá conter, no máximo, 125 caracteres com espaço. Deve ser escrito em letra minúscula, com a inicial maiúscula; nomes científicos devem ser grafados em itálico;

2. Autores: O(s) primeiro(s) e último(s) nome(s) do(s) autore(s) devem ser grafados por extenso, com a primeira letra em maiúscula; o(s) nome(s) do meio (caso existentes) deve(m) ser(em) abreviado(s). No caso de mais de um autor, seus nomes devem ser separados por ponto e vírgula conforme exemplos. Exemplos: José A. B. Silva; Manoel dos S. Feijó. Cada resumo poderá conter, no máximo, 8 autores.

3. Filiação institucional e endereço dos autores: O primeiro autor deverá fornecer endereço de e-mail.

4. Corpo do texto: Em parágrafo único com, no máximo, 2.000 caracteres com espaços, contendo introdução, objetivos, material e métodos, resultados e conclusões, sem separação ou identificação dos tópicos. Os nomes científicos devem ser grafados em itálico e seguidos pela ordem e família. Referências bibliográficas não devem ser usadas e apresentadas.

5. Palavras-chaves: são permitidas, no máximo, três palavras-chave que não constem do título do resumo;

6. Apoio.

A comissão de avaliação de trabalhos científicos recomenda expressamente rigor na correção gramatical, formatação e apresentação dos resumos, cuja forma e conteúdo são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

2) NORMAS PARA APRESENTAÇÃO POSTER

1. Tipo de pôster: Os pôsteres deverão ser impressos em papel ou material plástico, de acordo com a preferência dos autores.

2. Exposição: Os pôsteres serão colocados na data e horários previstos na programação do evento, de acordo com a área temática a que pertence o trabalho. Cada autor deverá permanecer junto ao seu pôster durante o horário estipulado pela Comissão Organizadora (constante da programação do evento), quando os interessados poderão conversar e tirar suas dúvidas. É obrigação do autor retirar o pôster após o horário de apresentação do mesmo.

3. Design: O tamanho dos pôsteres será de 120 cm de altura por 90 cm de largura. Para o design do pôster, fica reiterada a necessidade de respeitar o formato especificado pela Comissão Organizadora.

4. Template: Usar o template de pôster fornecido pela Comissão Organizadora.

3) CONCURSO ENTRE ESTUDANTES

A SEB premia os estudantes de graduação e pós-graduação que se destacam na apresentação de trabalhos no formato oral. Somente estudantes sócios ativos da SEB poderão participar no concurso entre estudantes.

Regulamento do concurso para estudantes

1.1 - O Concurso de estudantes será realizado durante o período do evento.

1.2 - Os prêmios para as apresentações orais serão na categoria graduação e pós-graduação: 1º lugar – Passagem aérea para o próximo CBE ou Siconbiol; 2º lugar – Inscrição no CBE ou Siconbiol; 3º Lugar – Anuidade da SEB.

1.3 - Poderão participar os estudantes regularmente matriculados nos níveis de graduação, mestrado ou doutorado, com comprovante de matrícula referente ao primeiro e segundo semestre anterior à data de realização do evento. Os demais participantes poderão apresentar seus trabalhos aceitos como apresentação oral, porém não participarão do Concurso de Estudantes.

1.4 - Somente os estudantes, sócios ativos da SEB, poderão ser premiados.

1.5 - A comissão julgadora será formada por dois membros da comissão de concurso de estudantes.

1.6 - Os resultados serão divulgados durante a Assembleia da SEB que ocorre em cada Congresso Brasileiro de Entomologia.

2 - Sistemática

2.1 - Os participantes do concurso de estudantes devem enviar com antecedência à sua apresentação para a "Mídia Desk" do evento (se houver).

2.2 - A ordem das apresentações seguirá documento divulgado na página do evento.

2.3 - Estudantes que participam de outras atividades do evento no mesmo dia e horário das apresentações orais (apresentação de pôsteres e EntomoQuiz) terão prioridade e poderão antecipar suas apresentações orais, desde que informado à Comissão Julgadora.

2.4 - Todos os estudantes devem estar na sala antes do início das apresentações, estudantes ausentes serão desclassificados e serão chamados os próximos da lista.

2.5 - As apresentações terão a duração de 12 minutos e a comissão julgadora terá três minutos para questionamentos.

3 - Critérios de avaliação

3.1 - Serão avaliados:

  • a) Qualidade do material visual;
  • b) Capacidade de expressão (objetividade e clareza na apresentação);
  • c) Motivação (envolvimento e entusiasmo com o trabalho);
  • d) Distribuição do tempo ou espaço entre os conteúdos da apresentação oral (introdução, metodologia, resultados e discussão e conclusões);
  • e) Capacidade de responder as questões colocadas;
  • f) Conhecimento do conteúdo do trabalho;
  • g) Pertinência das conclusões;
  • h) Qualidade do trabalho.

3.2 - Cada avaliador emitirá nota de 1 a 5 para cada item. A nota final do estudante será composta pela média das notas de dois avaliadores.

3.3 - Será premiado o estudante que obtiver a maior nota média dentro de cada categoria – graduação e pós-graduação.

3.4 - Em caso de empate, a Comissão Julgadora fará o desempate baseado na "Capacidade de responder as questões colocadas", "Conhecimento do conteúdo do trabalho" e "Qualidade do trabalho", respectivamente, letras "e", "f" e "h" do subitem "3.1" deste regulamento.

4 - Instruções gerais

4.1 - Caso os comprovantes de matrícula apresentados não sejam considerados suficientes, outros documentos poderão ser solicitados.

4.2 - A premiação poderá ser cancelada, a qualquer momento, caso seja comprovado descumprimento das normas deste regulamento por parte dos estudantes.

4.3 - Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora, em conjunto com a Comissão Organizadora e a Diretoria da SEB.

4.4. Usar o template de slide fornecido pela Comissão Organizadora.

Ciente das normas acima, submeta ou gerencie seus trabalhos na opção abaixo.

Acompanhar/Submeter trabalho(s)

vrsys