logo interna pt

02 a 06 de Setembro - 2018

Gramado - RS

Contagem encerrada

EntomoQuiz

O EntomoQuiz, realizado durante o Congresso Brasileiro de Entomologia, é uma competição de perguntas e respostas sobre o tema entomologia disputada entre equipes de estudantes de Pós-graduação da área agrícola ou biológica. O objetivo da SEB em promover esse evento é estimular a integração entre os participantes do CBE e a discussão dos conhecimentos em entomologia.

Surgimento da competição

A ideia dessa competição surgiu durante a reunião da SEB realizada no XIII SICONBIOL em Bonito-MS, em 2013. No XXV CBE realizado em Goiânia-GO, em 2014, foi realizada a primeira versão do EntomoQuiz. A competição foi baseada no Linnaean Games realizada pela Entomological Society of America (ESA) que doou a SEB o equipamento necessário para a realização dos jogos além de valiosas dicas sobre a dinâmica utilizada na competição americana.

Normas do EntomoQuiz

Inscrição das equipes

As inscrições das equipes no EntomoQuiz do XXVII Congresso Brasileiro e o X Congresso Latino-Americano de Entomologia serão aceitas até 01 de agosto de 2018.

Para baixar a ficha de inscrição do EntomoQuiz, clique no botão ao final da página.

Membros da equipe

Qualquer estudante que estiver devidamente matriculado em um curso de pós-graduação (Mestrado ou Doutorado) poderá ser membro da equipe. Fica a cargo da Coordenação do curso de Pós-Graduação a escolha e a inscrição dos participantes de cada equipe. Cada instituição poderá inscrever no máximo uma equipe.

Cada equipe é composta por quatro jogadores, sendo três titulares e um suplente, no mínimo 01 (um) estudante deverá ser de mestrado. No final de cada disputa, as equipes podem substituir um membro titular por um suplente.

Pontuação

Os pontos são registrados quando as perguntas, feitas pelo moderador, são respondidas corretamente pela equipe.

Há uma pergunta principal por rodada. Caso seja respondida corretamente a equipe ganha o direito de responder uma pergunta bônus.

Cada questão, principal ou bônus, vale 10 pontos.

Formato da competição

A competição será organizada em sistema eliminatório (“mata-mata”), com disputa entre duas equipes. As chaves para as disputas serão sorteadas antes do início da competição pela Comissão Organizadora do EntomoQuiz. A data e horário da sessão de sorteio das equipes será divulgada pela Comissão Organizadora do CBE.

Cada disputa entre duas equipes consistirá de 16 rodadas.

Cada rodada começa com uma pergunta principal. Após a pergunta ser realizada por completo, o primeiro jogador a acionar o sinalizador terá direito a responder à pergunta. Após acionado o sinalizador não será permitida à consulta aos outros membros da equipe. Nenhum jogador deverá revelar sua resposta até ser autorizado pelo moderador. Caso ninguém tenha acionado o sinalizador após 20 segundos da autorização do moderador, a próxima pergunta será realizada e assim sucessivamente, até que as equipes se prontifiquem a responder. Em nenhum momento será permitido aos jogadores consultar bibliografia.

Se um jogador responder a pergunta principal corretamente, a equipe ganha 10 pontos e é dada uma chance de responder uma pergunta bônus. Qualquer membro da equipe pode responder a pergunta bônus. A discussão da resposta entre os membros da equipe, durante a pergunta bônus, será permitida.

Tanto para a pergunta principal quanto para a pergunta bônus, a primeira resposta é aceita como oficial. O tempo para apresentação da resposta não poderá exceder 30 segundos.

Se um jogador responder errado a pergunta principal, a outra equipe terá a chance de responder a mesma pergunta. Se a outra equipe responder corretamente ganha 10 pontos e terá a chance de responder a pergunta bônus.

Quando surgirem respostas dúbias ou incompletas, o moderador da competição poderá pedir ajuda a um Conselho Sênior, constituído por renomados entomologistas escolhidos pela Comissão Organizadora do EntomoQuiz. A validade da resposta, sendo de decisão desse conselho, será considerada unânime.

A equipe com o maior número de pontos no final do jogo será declarada vencedora. Se o placar estiver empatado ao final do jogo, o desempate ocorrerá por uma pergunta do tipo morte súbita. A equipe que der a primeira resposta correta ganha o jogo. Em caso de resposta errada, será dada a oportunidade para a outra equipe responder.

Caso alguma equipe não apresente pelo menos três participantes no momento do início de cada disputa, esta será declarada inapta a competir. Assim a outra equipe será declarada vencedora da disputa por W.O.. Caso nenhuma das equipes esteja apta a competir no início de cada disputa, a disputa será declarada sem vencedor, e caberá ao Conselho Sênior decidir sobre a questão.

As perguntas e respostas são preparadas por um comitê científico convidado pela Comissão Organizadora do EntomoQuiz. As perguntas serão categorizadas de acordo com as seguintes áreas: Insetos Sociais, Biologia, Controle Biológico, Ecologia, Entomologia Econômica, Entomologia Médica e Veterinária, Fisiologia e Bioquímica, Taxonomia e Toxicologia.

As perguntas Bônus são sobre história da entomologia brasileira, história da SEB e curiosidades entomológicas.

Equipe vencedora

A equipe vencedora da competição é aquela que vencer todos os jogos (no formato mata-mata).

Premiação

Cada membro da equipe vencedora ganhará um troféu e um certificado. O Programa de Pós-graduação receberá um troféu. Este troféu será mantido sobre sua posse (sob responsabilidade do coordenador do curso) até ser entregue a equipe campeã da próxima edição. Os membros da equipe vice-campeã e terceiro-lugar receberão um certificado.

A premiação adicional poderá ter alterações de acordo com patrocinador da competição.

Comissão do III EntomoQuiz:

Cláudio Roberto Franco (UDESC) – membro da Comissão Organizadora do XXVII CBE 2018

Alexandre José Ferreira Diniz (UNISO/FAESB)

Daniell Rodrigo Rodrigues Fernandes (INPA)

Rafael Major Pitta (Embrapa Agrossilvipastoril)

Tiago Cardoso da Costa Lima (Embrapa Semiárido)

 

Para baixar a ficha de inscrição, clique no botão abaixo.

Clique aqui

vrsys