logo interna pt

02 a 06 de Setembro - 2018

Gramado - RS

Contagem encerrada

Premiações

PRÊMIO ÂNGELO MOREIRA DA COSTA LIMA

Ângelo Moreira da Costa Lima

Foto: Ângelo Moreira da Costa Lima

A SEB dará o prêmio Ângelo Moreira da Costa Lima a entomologistas de destaque no País, a cada Congresso Brasileiro de Entomologia. O Prêmio Ângelo Moreira da Costa Lima foi criado em 2010 e foi entregue pela primeira vez durante o XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, em 2012, na cidade de Curitiba (PR). O prêmio presta uma homenagem ao entomologista Ângelo Moreira da Costa Lima, nascido em 29 de junho de 1887.

O entomologista destaca-se pela ampla dimensão de suas obras: doze tomos sobre as principais ordens dos insetos, denominando-os "Insetos do Brasil". Foi agraciado como Membro da Real Sociedade Entomológica de Londres e foi um dos fundadores e diretor do Serviço de Defesa Sanitária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mais informações sobre a biografia de Ângelo Moreira Costa Lima.

Os nomes de candidatos ao prêmio deverão ser propostos pelos sócios, enviados a diretoria da SEB por escrito com a justificativa para indicação do candidato. Por meio de consulta eletrônica, os associados deverão votar nos candidatos. As votações ocorrerão no máximo três meses antes do CBE, sendo assim as indicações serão recebidas até 31 de maio de 2018.

A justificativa para a indicação deverá ser anexada e enviada para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Ao submeter o e-mail, por favor, inclua o título do prêmio no assunto do e-mail. No corpo do e-mail forneça o nome do candidato indicado, as informações de contato da pessoa que o indicou e uma lista dos arquivos anexados.

PRÊMIO EDILSON BASSOLI DE OLIVEIRA

A SEB instituiu, em 1987, o prêmio Edilson Bassoli de Oliveira, em homenagem ao jovem entomólogo, pesquisador da Embrapa Soja, que faleceu prematuramente em um acidente aéreo. O prêmio homenageia sócios da SEB que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso da Entomologia.

Os nomes de candidatos ao prêmio deverão ser propostos pelos sócios, enviados a diretoria da SEB contendo justificativa para a indicação do candidato. Por meio de consulta eletrônica, os associados deverão votar nos candidatos. As votações ocorrerão no máximo três meses antes do CBE, sendo assim as indicações serão recebidas até 31 de maio de 2018.

A justificativa para a indicação deverá ser anexada e enviada para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Ao submeter o e-mail, por favor, inclua o título do prêmio no assunto do e-mail. No corpo do e-mail forneça o nome do candidato indicado, as informações de contato da pessoa que o indicou e uma lista dos arquivos anexados.

PRÊMIO FLÁVIO MOSCARDI PARA LIDERANÇA EM ENTOMOLOGIA APLICADA

Dr. Flávio Moscardi

Foto: Dr. Flávio Moscardi

A SEB tem o prazer de instituir este prêmio para estudantes de Pós-graduação e escolheu o nome do Dr. Flávio Moscardi pela brilhante carreira científica na área de Manejo Integrado de Pragas e Controle Biológico de Insetos. Prêmios, honrando sua memória, são um tributo as suas duradouras contribuições para a ciência e para a prática da entomologia. Entre as muitas contribuições científicas, a de maior destaque foi o desenvolvimento do Programa de Controle Biológico com o uso de Baculovirus de Anticarsia gemmatalis, principal lagarta desfolhadora da soja, sendo o maior programa de uso de vírus para o controle de insetos no mundo.

Dr. Flávio, aos 33 anos, recebeu o prêmio Jovem Cientista (CNPq, 1983), o primeiro de vários que abrilhantaram sua carreira: Frederico de Menezes Veiga (Embrapa, 1991), Award of Distinction (XIII International Plant Protection Congress,1995), Award in Agriculture (1996), The Third World Network of Scientific Organizations, The Third World Academy of Sciences, (1997), Láurea de Mérito Científico (Confea, 2001) Medalha Paulista de Mérito Científico (2001) e Comenda da Ordem Científica (2002). Nos 33 anos como pesquisador da Embrapa, demonstrou sua paixão pela ciência e sua divulgação para as comunidades científicas, viajando por todos as partes do mundo.

Foi altamente reconhecido por seu cabedal científico, atuando como consultor da FAO e outras organizações internacionais na área de Manejo Integrado de Pragas e Controle Biológico em vários países, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Nicarágua, Ilhas do Caribe, Tanzânia, Indonésia, Filipinas, Índia e Coréia do Norte. Suas contribuições incluíram também seus serviços como presidente do IX CBE (Londrina, 1984), V Siconbiol (Foz do Iguaçu, 1996), VII Coloquium of Invertebrate Pathology and Microbial Control (Foz do Iguaçu-PR, 2002) e Presidente do Comitê Científico do XXI Congresso Internacional de Entomologia (Foz do Iguaçu-PR, 2000); como conselheiro do Congresso Internacional de Proteção de Plantas, Congresso Internacional de Entomologia, Congresso Mundial de Pesquisa de Soja e Grupo de Especialistas da FAO/UNEP em Manejo Integrado de Pragas (MIP). Também foi membro do corpo editorial de várias revistas, entre elas "Biological Control”, e Conselheiro e Editor Adjunto do periódico “Neotropical Entomology”; Presidente da SEB de 1998 a 2002 e Chefe Geral da Embrapa Soja. Em 2003, foi eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências.

Elegibilidade

Os candidatos devem ser membros da SEB e deverão estar cursando mestrado ou doutorado. A pesquisa deverá abordar um tema da entomologia aplicada. Além disso, os estudantes deverão demonstrar suas capacidades (de forma documentada pelo currículo Lattes) nas seguintes áreas:

1 - Conhecimento técnico (produtividade acadêmica e capacidade de investigação);

2 - Comunicação (habilidade em comunicação escrita e oral, com vistas a uma ampla variedade de audiências, incluindo colegas, não entomólogos e o público em geral, através de apresentações inter e intradepartamentais, profissionais, etc);

3 - Criatividade (na concepção, execução e aplicação da pesquisa, ensino e / ou extensão);

4 - Liderança (entre pares, no conhecimento tecnológico e extensão dentro da profissão de entomologia, incluindo a participação dentro da universidade);

5 - Profissionalismo (definindo sua capacidade de trabalhar eficazmente com entomologistas ou não em projetos interdisciplinares, participação em comissões interdisciplinares, etc);

6 - Um amplo interesse em entomologia e ciência (através de programas de extensão, programas campus-ciência e outros programas além da própria pesquisa);

7 - Solução de problemas (por meio de cooperação e/ou aplicações de soluções originais, projetos de pesquisa ou técnicos).

Objetivo do prêmio

Os objetivos do prêmio são estimular e reconhecer estudantes de pós-graduação que atuam na área de entomologia aplicada, visando a obtenção de novas informações nesta área, bem como o desenvolvimento pessoal dos futuros entomologistas.

A premiação

O prêmio, que será apresentado no XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia e X Congresso Latino-Americano de Entomologia, consiste em uma viagem para a sede corporativa da Dow AgroSciences em Indianápolis, Indiana. A viagem inclui uma visita às instalações, a oportunidade de conhecer os líderes de pesquisa e um presente simbólico para a ocasião. Além disso, a pessoa premiada será convidada a apresentar um seminário sobre sua pesquisa na sede corporativa da Dow AgroSciences.

Requisitos para submissão eletrônica

Todas as propostas devem ser submetidas eletronicamente de acordo com as seguintes especificações (indicações em papel não serão aceitas):

1 - Os trabalhos completos não devem ultrapassar um total de 20 páginas. Isso inclui cartas de indicação ou recomendação e listas de publicações.

2 - As cartas de indicação e recomendação devem ser incluídas no pacote eletrônico. Cartas impressas enviadas no lugar de versões eletrônicas não serão aceitas.

3 - Apenas os seguintes formatos de arquivo serão aceitos: PDF (Adobe Portable Document Format), RTF (Rich Text Format), arquivos gráficos TIF ou arquivos gráficos JPG. Os arquivos criados em plataformas PC ou MAC também serão aceitos. Por favor, certifique-se de que as imagens digitalizadas (escaneadas) podem ser claramente lidas na tela do computador.

4 - O tamanho da fonte para o texto não pode ser menor do que 10 pontos.

5 - O trabalho e as cartas enviadas não podem conter mais de 6 arquivos separadamente e o tamanho de cada arquivo não deve exceder 3 MB.

Requisitos para submissão de trabalho

1 - O candidato deve fornecer as informações pedidas no modelo de CV Lattes;

2 - Carta de indicação do Programa de Pós-Graduação;

3 - Breve resumo, com não mais de duas páginas, relativo à pesquisa do estudante, incluindo hipóteses científicas, fundamentos (justificativa), metodologia, resultados e benefícios para o usuário final;

4 - Declaração, em uma página, das metas de curto e longo prazo da carreira do candidato;

5 - Transcrição oficial do histórico escolar do candidato;

6 - Cartas de recomendação (de preferência por pesquisadores da área de Entomologia), demonstrando o impacto da pesquisa/resultados, comunicação, criatividade e liderança;

Critérios de avaliação

Os candidatos serão julgados com os seguintes critérios em um total de 110 pontos:

1 - Habilidade em liderança (10)

2 - Responsabilidade (10)

3 - Conhecimento técnico (10)

4 - Capacidade de comunicação (10)

5 - Criatividade (10)

6 - Enfoque no cliente (10)

7 - Iniciativa (10)

8 - Solução de problema (10)

9 - Produtividade (10)

10 - Trabalho em equipe (10)

11 - Habilidades pessoais (10)

Prazo de entrega

Os trabalhos serão recebidos pelo administrador do prêmio até 31 de julho de 2018. Este prazo refere-se ao recebimento do pacote completo em um formato legível. Portanto, a submissão antecipada é altamente recomendada. A confirmação do recebimento do pacote de indicação no prazo de dois dias úteis e também avisará aos proponentes sobre quaisquer problemas relacionados aos arquivos recebidos dentro desse prazo.

Método de envio

Os arquivos deverão ser anexados e enviados para o e-mail do administrador do prêmio (Prof. Dr. José Roberto Salvadori - UPF): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Ao submeter o e-mail, por favor, inclua o título do prêmio no assunto do e-mail. No corpo do e-mail forneça o nome do candidato indicado, as informações de contato da pessoa que o indicou e uma lista dos arquivos anexado.

Notificação

O administrador do prêmio notificará todos os candidatos e seus proponentes, quando aplicável, sobre os resultados de sua proposta.

vrsys